06 julho 2010

Na escola campeã no Rio, não há quadra nem auditório, mas livros

Publicada em 05/07/2010 às 23h58m

O Globo

RIO - Na Penha Circular, bairro da Zona Norte do Rio que está apenas 72 posição entre os que têm maior IDH na cidade, fica a Escola Municipal João de Deus, unidade com a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todo o estado. O colégio é de infraestrutura simples - sequer tem quadra esportiva ou auditório. Professores do João de Deus, que tem 314 alunos entre 4 e 11 anos, contam que o sucesso tem receita simples: obrigar o contato com a literatura, incentivar a produção de textos para praticar a língua e promover mais reuniões com os pais. (Leia também: Estado do Rio é o penúltimo do ranking).

- Temos projeto de desenvolver o gosto pela leitura, desde a pré-escola até o quinto ano. Uma vez por semana, os alunos são obrigados a pegar dois livros de literatura para ler em casa - conta a diretora da escola, Luciana Landrino.

Se o Ideb fosse um campeonato, daria para dizer que a escola da Penha Circular joga com o regulamento debaixo do braço, ao incentivar a leitura. Interpretação de texto e gramática são dois dos três temas aferidos nos alunos - raciocínio lógico-matemático é o terceiro. A nota da escola (7,8) é bem maior que os 4,7 da média do estado.

Outra invenção do colégio é o "Correio escolar". No refeitório, há uma caixa em que os alunos devem depositar, toda semana, uma carta para o colega de sala. Um carteiro mirim se encarrega de fazer as entregas, e os textos são lidos em voz alta. A necessidade da escrita disciplinada, sem os neologismos dos e-mails, faz as crianças evoluírem no uso do português.

- Na João de Deus nunca tem aluno fugindo da escola, como vejo nas outras. Demorei um ano para matricular minhas duas filhas aqui, é concorrido. $de morar em Brás de Pina (bairro vizinho), prefiro que elas estudem na João de Deus, porque elas passaram a gostar de ler e a disciplina é mais rígida - conta a dona-de-casa Nilva Gonçalves Pires.

Leia também: Escolas de Cajuru entre as melhores

A diretora explica que não pode entrar aluno de chinelos, por exemplo. É uma forma de as crianças se sentirem bem tratadas pelos pais. As reuniões com os responsáveis são mais frequentes que em outras escolas da rede pública.

- Hoje em dia, os pais passam a responsabilidade da educação para a escola. Nas reuniões, explicamos que não é assim - diz a diretora Luciana.

A exemplo do que já houve em 2007, os funcionários esperam ganhar a gratificação do 14 salário, por causa de outra boa colocação no índice. Em média, um professor ganha R$ 983,80 para dar aula numa escola municipal como a vencedora do Ideb.

2 comentários:

R.L. disse...

E os sonhos continuam.

Você é um mentiroso
Não leu o click em preto e branco, nem o palavra de nego.

Não tinha nenhum comentario.
Haha

- " o que achou? "
- "genial!"
E bebe um gole de cerveja..

Adoro.

Camilla disse...

Cada dia melhor isto aqui!